Doenças profissionais em TPD e como prevení-las - Cuidados Com Alimentação - 8      

Com a correria da vida moderna, ganhos por produtividade e impostos públicos que sempre sobem mais que nossos holleriths, muitas vezes invadimos a hora de almoço e de jantar(e até finais de semana) para procurar terminar em tempo os trabalhos recebidos.
Nestas horas, via boy ou delivery, é que entram os famosos “ sanduíche com refrigerante” ,rápidos de pedir,mas de valor protéico duvidoso.... Se você não ingere bons alimentos ,não recupera a energia gasta no dia-a-dia, mas sua barriga cresce e você pensa que isto é sinal de prosperidade..... e boa saúde geral ! O dr. Roberto di Rienzo(2003) 16, um renomado endocrinologista de São Paulo, não cansa de dizer aos seus pacientes: coma alimentos sadios(verduras,frutas,carnes magras ( leia sobre dietas balanceadas também ),mastigue várias vezes antes de engolir , evite refrigerantes gazeificados e sanduíches gordurosos ,diminua os doces, faça exercícios(até caminhadas constantes) e guarde um tempo para sua refeição - conselhos que você já ouviu,mas que precisa por em prática - pois sua profissão é muito desgastante e o passar dos anos com pequenos excessos vai acabar tornando sua velhice inadequada e pensemos : do que adiantará saldo no banco,mas sem saúde para desfrutá-lo ?
Como você comeu aquele sanduíche rapidamente e em grandes pedaços pouco mastigados, ele chegará ao estomago não embebido pela saliva (não adianta ingerir muito água agora: é preciso tempo de contato com a saliva para bem umectar o bolo alimentar e introduzir os componentes desta nos alimentos para ajudar o processo digestivo) e fará o sistema digestivo ter de trabalhar mais, até chegar em um ponto em que você acabará tendo de ingerir remédios para ajudar neste processo; mas os fármacos têm diversos efeitos colaterais no organismo e todo este ataque e contra-ataque vai acabar induzindo à formação da gastrite com aquelas “queimações” durante todo o dia,que podem ajudar no aparecimento de úlceras e aí......(você sabe o final desta história). Também diminua a ingestão de café, cujo uso exagerado causa muitas das lesões citadas acima. 

              
Talvez, se você saísse do laboratório, nem que fossem 10 minutos, você voltaria com energias renovadas e sua produtividade , após o intervalo, seria ainda maior.
Além disto, o laboratório de prótese,mesmo com um sistema de renovação de ar eficiente, não é o lugar mais indicado para se alimentar, pelos diversos problemas que já citamos e pelos que comentaremos na seqüência deste capítulo .
Como explicado sobre o posicionamento, é IMPORTANTE você sair de sua bancada um pouco para ativar sua parte física já comprometida por um trabalho altamente repetitivo,que é o do técnico em prótese dentária, pelo critério de linha de produção.

A razão de estarmos citando textualmente estes assuntos em um capítulo sobre doenças é porque se você estiver bem com sua barreira orgânica(boa nutrição + cuidados físicos= saúde geral íntegra) pode procurar fazer frente aos inúmeros patógenos existentes no ambiente de trabalho e ao estresse inerente à profissão ,combatendo - em boas condições - os ataques diários perpetrados à sua saúde.

© Prótese Odontológica. All Rights Reserved.
Prologic