Doenças profissionais em TPD e como prevení-las - Dermatológica - 7     

Até agora, você já teve informes sobre o ar que respira, como sentar e trabalhar, aspectos para uma melhor saúde geral e como proteger seus olhos, mas isto ainda não é tudo que te cerca em um laboratório de prótese dentária.
Para ser um TPD você tem que manusear muitos materiais e eles também são absorvidos pela pele das mãos – e circularão em sua corrente sanguínea- até se depositarem em outros órgãos.             Creio que todos se lembram daquele colega de 42 anos que perdeu meio pulmão(+ um terço) por uso de monômero de Resina Acrílica- o metacrilato de metila.Naquele ponto do capítulo falamos de seus vapores terem sido constantemente aspirados, mas não citamos , que os primeiros sintomas,do mal já instalado(mas sem dores ou incômodos maiores)foram manchas nas mãos,decorrentes do manuseio constante de resina, já que sua área eram os aparelhos móveis de ortodontia.
 

A estas manchas chamamos de dermatites de contato e elas podem ocorrer por uma série enorme de produtos de prótese dentária como os monômeros de resinas,alginatos,gessos,revestimentos,metais,polidores de metais e ácidos diversos( ataque eletrolítico,água régia,condicionamento de materiais estéticos).
O trabalho de RUSTMEYER ; FROSCH(1996)17 afirma que 63% dos pacientes que analisaram- e eram todos técnicos em prótese dentária- possuíam dermatite alérgica de contato e 23,6% tinham de dermatites de contato irritantes e que todas eram pelo uso do metacrilato de metila presente nas resinas acrílicas.
O método preventivo mais adequado é o uso constante de luvas, mas, novamente, como ocorrido com as máscaras, não são aquelas de dentistas(chamadas luvas para procedimentos),que são muito finas, e especialmente para produtos mais fortes como o monômero ,revestimentos e metais,devemos comprar luvas mais grossas de borracha,que obrigam a um treinamento prévio,para que não percamos a sensibilidade táctil inerente à prótese laboratorial.
Para os ácidos, a melhor opção são luvas com reforço de couro (como eram para as fundições),pois se gotas caírem sobre a pele, com certeza, queimaduras médias ou profundas ocorrerão,obrigando imediata procura por atendimento médico.
 
 
Evidente que para um enceramento convencional ou vazamento de moldes , uma luva odontológica pode ser suficiente,mas conforme o risco aumenta (revestimento,metais,cadinhos,limpeza de armações de CrCo,água régia) luvas mais eficientes devem ser procuradas.Aquelas de supermercado(Perfex, Sanro são alguns dos nomes comerciais) podem ser úteis em casos onde não se manuseie ácidos,mas para estes produtos mais fortes, procurar luvas em lojas de segurança industrial(“proteção individual”)- onde você já foi comprar as máscaras de maior filtragem- pode ser a melhor opção. Se você já tinha um histórico de alergias na pele ,antes de estudar para ou ser TPD,tenha mais cuidados, pois sua chance de dermatite de contato aumenta mais ainda,já que sua vida será sempre manusear materiais de prótese dentária.

Agora, se durante sua formação técnica já começou a apresentar sintomas alérgicos (manchas,coceiras,formigamentos,mal estar com determinados produtos,vermelhidão localizada,gânglios enfartados,etc..) pense seriamente na possibilidade de fazer trabalhos onde se exponha menos aos produtos ou mesmo opte por atividades gerenciais dentro do laboratório.Não se esqueça que você pode se contaminar pelo ar ,nos locais onde não há reciclagem ideal ,por isto mais um motivo para pensar em continuar na profissão, alertam SCULLY e colab.(1990)20,que também incluem aqueles indivíduos de pele muito clara ou que tenham passado por tuberculose /outros problemas pulmonares no passado(pela menor resistência orgânica frente aos agentes agressores).
Gosto sempre de lembrar uma ascensorista que tinha em meu prédio do consultório: toda vez que entrava uma pessoa com perfume ( de médio para fraco) no elevador(um ambiente fechado) ela começa com coriza e espirros.Também a maioria dos materiais de limpeza usados em elevadores não podiam ser aplicados em seu “carro”. Em ambientes abertos isto não ocorria(só para odores mais fortes).O médico do trabalho atestou sua incapacidade de exercer esta função, apesar de ser funcionária cumpridora de suas tarefas. Infelizmente ela não podia ser ascensorista. Se o mesmo ocorreu com você na escola e vem se mantendo neste início de profissão (para produtos odontológicos),pense –a longo prazo- e invista em você: busque outra alternativa profissional ou tenha atividades que não exijam tanto de sua sensibilidade. Estes ataques continuados a sistemas imunológicos debilitados podem causar, com o passar dos anos, males mais graves e permanentes no seu organismo,alerta a dermatologista Marli MANINI(2003)7 .
 

 

© Prótese Odontológica. All Rights Reserved.
Prologic